Adoradores do Sol é uma obra plurissignificante, pois reúne alguns trabalhos que originalmente foram publicados na imprensa e que abordam temas primordiais para todos os brasileiros, principalmente os que habitam esta região.
Fernando Canto é um artista talentoso e criativo. Dono de uma linguagem que ora e vez é impregnada de elementos poéticos, o que torna o seu texto rico, agradável e carregado de informações que dão consistência e substancialidade às crônicas e artigos que ele tão bem vem produzindo ao longo dos anos, compartilhando conosco esse acervo precioso, registrando em prosa suave e airosa suas pesquisas sociológicas e históricas, bem como impressões e poemas que enriquecem os textos.
Intelectual atuante, artista cuja sensibilidade o faz destacar-se tanto na literatura como na música, seu trabalho sempre é bem recebido por todos aqueles que são ávidos pelo que há de melhor em nossa literatura.
Neste Novo Textuário do Meio do Mundo nos depararos com um conteúdo que nos encanta desde o primeiro parágrafo. Em meio a tantos livros supérfluos, podemos comemorar a chegada de Adoradores do Sol como um fato da mais extrema importância para nossas letras, que sempre tiveram no autor de O Bálsamo um escritor pródigo em nos legar textos de um lirismo aconchegante, bem ao estilo dos melhores poetas da língua portuguesa. Por isso Macapá agradece por ter, entre seus escritores, Fernando Pimentel Canto, um cantador cheio de amor por esta terra, sua gente e história.
Paulo Tarso Barros