Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Alguma poesia





Livro de estreia de Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia retorna em novo projeto, com posfácio de Ronaldo Fraga.

No meio do caminho, Poema de sete faces e Quadrilha estão entre os poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade, e todos fazem parte de Alguma poesia, seu livro de estreia, publicado em 1930, quando o poeta tinha 28 anos. Aqui, mais inequivocamente do que em qualquer outra de suas obras, transparece a influência da Semana de Arte Moderna de 1922 e, sobretudo, de Mário de Andrade, com quem Drummond manteve uma farta correspondência literária.

O ideário e a estética modernistas estão presentes na maneira como o poeta se coloca no mundo – recusando antigas idealizações e inserindo-se no cotidiano, “como qualquer homem da Terra”. Estão também no delicioso senso de humor que caracteriza muitos dos poemas aqui reunidos – Cidadezinha qualquer, Papai Noel às avessas, Cota zero e Balada do amor através das idades são bons exemplos. E, por fim, estão no enfrentamento do nacionalismo como tema, caso de Europa, França, Bahia e Fuga, entre outros.

A rebeldia alegre da modernidade surge acompanhada de uma lucidez inquieta, que traz questionamentos éticos, políticos e existenciais, pondo em dúvida o avanço técnico e o progresso – “Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples”, escreve o poeta. Em meio a poemas marcados pela juventude e o frescor, já se revelava, com traços firmes, a típica inteligência drummondiana.

As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em Alguma poesia, o posfácio é do estilista Ronaldo Fraga. O leitor encontrará também bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; e a seção intitulada “Na época do lançamento”, uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro.

Bibliografias completas, uma cronologia de vida e obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (6)

ver mais
Alguma poesia
Alguma poesia
Alguma Poesia
Alguma poesia

Similares

(49) ver mais
Não é um livro de poesias
Antologia Poética
Poesia Completa
Simplesmente Drummond

Resenhas para Alguma poesia (568)

ver mais
Prazer, Drummond

Certas coisas me deixam perplexo na vida. Uma dessas perplexidades aconteceu nos últimos anos ao ler este "Alguma poesia", primeiro livro publicado pelo gigante Carlos Drummond de Andrade. Sempre tive curiosidade de ler o poeta mineiro de verdade, fugir das armadilhas proporcionadas pela internet. Despretensiosamente comprei este livro. Entretanto, vocês não podem imaginar a minha surpresa ao descobrir que esta obra foi a carta de apresentação do poeta ao mundo. Nela estão, simple... leia mais

Vídeos Alguma poesia (3)

ver mais
Chá e Poesia.  Álbum de moça. Zuim. I O Próximo livro é o melhor! #137

Chá e Poesia. Álbum de moça. Zuim. I O Próxi

Alguma poesia (Carlos Drummond de Andrade) | Vandeir Freire

Alguma poesia (Carlos Drummond de Andrade) |


Estatísticas

Desejam231
Trocam8
Avaliações 4.1 / 4.454
5
ranking 46
46%
4
ranking 37
37%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Jenifer
cadastrou em:
11/03/2022 23:46:48
Jenifer
editou em:
11/03/2022 23:46:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR