Na apresentação deste Almanaque Ruth Rocha, a autora explica que, quando era pequena, adorava ler o Almanaque do Tico-Tico, que saía sempre perto do Natal. Ela conta que passava o tempo inteiro esperando por ele, um livrão grande e colorido e que falava de tudo um pouco. Mas há muitos anos o Tico-Tico deixou de ser publicado.
“Então resolvi fazer um almanaque destinado a meus queridos leitores. Escolhi uma porção de histórias, brincadeiras, piadas e adivinhações, muitas poesias, brinquedos que a gente mesmo pode fazer e mais muitas surpresas”, diz a nossa querida Ruth.
O resultado não podia ser mais encantador. Fartamente ilustrado por sete artistas talentosos, pelo almanaque você fica sabendo que, na Austrália, os coelhos se transformaram numa verdadeira praga; que dia 25 de janeiro é o aniversário do Tom Jobim, um grande compositor brasileiro; que “separado” se escreve tudo junto, mas “tudo junto” se escreve separado; e mais um monte de coisas engraçadas e interessantes. Vai também poder ler algumas histórias da autora de Marcelo, marmelo, martelo e uma adaptação de uma lenda celta que ela fez em parceria com a Anna Flora.
E digo mais: quem dorme com os cachorros acorda com as pulgas. (Um ditado que aprendi lendo este livro.)
Almanaques / Ficção / Infantil / Literatura Brasileira