Os titãs de vidro erguem-se do oceano. Eles surgem na costa sul e marcham rumo à costa norte, onde tornam a afundar sob as ondas. Uma caminhada que dura décadas e décadas, tendo em vista o quão lento se movem, às vezes levando meses para dar um único passo.
Muitos desses gigantes emergem da Praia do Armador, no pacato vilarejo de Armandoca. A pequena cidade vive intervalos de prestígio, entre a passagem de cada colosso, até que um grandioso evento turístico tem início: a Peregrinação. Uma viagem de seis meses seguindo o trajeto de cinco titãs atualmente cruzando o continente; desde Armandoca até a orla ao norte, onde desaparecem esses seres misteriosos, belos e terríveis.
Nessa excursão a pé acompanhamos um grupo de turistas e seus guarda-costas. Ao longo dela, descobrimos seus objetivos e também seus segredos. E testemunharemos os efeitos que os seres titânicos exercem sobre os viajantes. Aproveitando-se do grande evento, um jovem guia e andarilho foge com a Peregrinação, com nenhum outro desejo a não ser olhar os titãs de perto, sem saber que está prestes a embarcar na aventura da sua vida: o autoconhecimento.
ANDARILHOS DE VIDRO propõe-se um conto de fadas contemporâneo; um regaste do realismo mágico e do romance de formação. Uma história repleta de deslumbramento, reflexões, reviravoltas e lições que esses personagens irão aprender ou nos ensinar. Às vezes, a jornada importa mais do que o destino.
Fábula / Fantasia / Ficção / Literatura Brasileira