A essência do mundo é composta do masculino e do feminino. No entanto, o conhecimento essencial da novíssima psicologia não limita o masculino ao homem nem o feminino à mulher. C.G. Jung dedicou especial atenção a esse tema, reconhecendo desde o início que no inconsciente sempre existe o pólo do sexo oposto.
Essa descoberta situa-se entre suas idéias mais fecundas e homogêneas: além disso, a reencontramos como fundamento de toda a sua obra. Nos dois trabalhos aqui apresentados pela primeira vez num único volume, Emma Jung, viúva do grande psiquiatra falecido em 1961, apresenta esses dois complexos funcionais da psique, suas formas de manifestação e seus modos de atuação. Sua conscientização, diferenciação e desenvolvimento do mundo arquetípico para a psique individual são uma exigência imprescindível do processo de individuação.
Esse processo - que atua sobre a totalidade de todo ser humano - só é caracterizado na complexio oppositorum, na elaboração dos opostos. O estilo claro e conciso, a sábia formulação de conceitos e a sutil e sensível compreensão do mundo de idéias de C.G. Jung tomam este livro indicado não só para psicólogos mas também para os leigos interessados em psicologia.
Psicologia