Em Anjo mecânico, primeiro livro da Saga As Peças Infernais, somos apresentados aos Caçadores de Sombras da Inglaterra vitoriana através de Tessa Gray: uma jovem órfã de 16 anos com poderes sobrenaturais intrigantes e cobiçados.
Tessa Gray tem apenas 16 anos e, mesmo parecendo ser uma mocinha indefesa, precisa cruzar o oceano de Nova York à Londres vitoriana para encontrar o irmão mais velho. Com a morte da tia Harriet, ela não tem outra escolha senão ir morar com Nathaniel, o único parente vivo. Porém, após ser imediatamente sequestrada pelas irmãs Black e Dark - duas senhoras nada simpáticas que também mantêm Nathaniel em cativeiro - Tessa é logo resgatada pelos Caçadores de Sombras, encontrando abrigo no Instituto de Londres.
Do lado de fora do Instituto está se desenrolando uma ver dadeira caçada em seu nome pelo seu cobiçado poder, e o Magistrado fará qualquer coisa para tê-la sob seu domínio. Com a ajuda de bizarras máquinas humanoides, os autômatos, o novo líder das forças do mal em Londres se infiltrará na cidade, nos becos do submundo e em todo o caminho, até alcançar o coração dos Caçadores de Sombras.
Junto ao temperamental e misterioso Will e seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e conquistar um lugar ao lado deles na batalha. Tudo isso para tentar descobrir quem é o Magistrado e qual é a origem de sua habilidade sobrenatural. E sem que ela se esqueça, é claro, de tentar controlar a atração que sente pelos dois garotos. Afinal, muitas vezes o amor é mais poderoso do que qualquer magia.
Fantasia / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira / Romance