Antologia pan-americana

Antologia pan-americana (Org.) Stéphane Chao


Compartilhe


Antologia pan-americana


48 contos contemporâneos do nosso continente




Os melhores autores contemporâneos das Américas, de língua portuguesa, espanhola, francesa, inglesa e holandesa estão nas páginas de Antologia pan-americana, em que Stéphane Chao sintetiza a produção literária do continente num mapa de talentos com 48 contos escritos por autores de 30 países. O resultado de quatro anos de pesquisas é um feito editorial inédito no Brasil.

Chao estabeleceu critérios para obter o resultado mais representativo possível e mergulhou em uma difícil e prazerosa investigação literária países afora. Trouxe o melhor da literatura de Belize e Curaçao, por exemplo, ao lado de nomes consagrados internacionalmente – Junot Díaz, Jonathan Frazen, Sherman Alexie, entre outros. Países de dimensões continentais, Brasil e Estados Unidos foram divididos por áreas.

Representando a literatura do Sul dos EUA, Chao selecionou Richard Ford, enquanto Alexie aparece pelo Oeste, e assim por diante. No Brasil, Alberto Mussa, Luiz Ruffato, e Marçal Aquino, por exemplo, representam o Sudeste. “Eu queria que houvesse um dialogo entre esses autores, particularmente entre os brasileiros e os outros. Queria criar essa ponte entre literatura brasileira atual e o resto da produção do continente”, conta o organizador. Chao, francês radicado no Brasil, subverte o próprio conceito de América Latina, que acredita não ser adequado, pois quase sempre deixa de lado as Antilhas e outras regiões de língua francesa. “A ideia era fazer uma antologia diferente, que abrangesse todo o continente, criando assim uma ponte entre América latina e América anglofona, que geralmente se ignoram”, explica.

Romper as fronteiras e transgredir os rótulos ― América Latina versus América do Norte ― é o objetivo de Antologia pan-americana. Uma abertura inusitada para o que se escreve hoje no continente. Uma janela para o que há de melhor no gênero do conto.

Autores: Abdón Ubidia; Alberto Mussa; Alonso Cueto; Amilcar Bettega; Ana Teresa Torres; André de Leones; André Paradis; Dany Laferrière; David Toscana; Delfina Acosta; Edmundo Paz Soldán; Eduardo Berti; Edwidge Danticat; Edyr Augusto; Eloi Yagüe Jarque; Ellen Ombre; Enrique Jaramillo Levi; Ernest Pépin; Frank Martinus Arion; Horacio Castellano Moya; Jonathan Franzen; Jonathan Lethem; Jonathan Safran Foer; Jorge Franco; José Acosta; José Manuel Prieto; Juan José Saer; Junot Díaz; Luis López Nieves; Luis Sepúlveda; Luiz Ruffato; Marçal Aquino; Margaret Atwood; Mario Benedetti; Miguel Sanches Neto; Olive Senior; Rabindranath Maharaj; Raimundo Carrero; Raywat Deonandan; Richard Ford; Rodrigo Soto; Ronald Flores; Ronaldo Correia de Brito; Sergio Ramírez; Sherman Alexie; Steven Millhauser; Sylvain Trudel; Zee Edgell.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Antologia pan-americana

Similares

(1) ver mais
Maravilhas do Conto Hispano-Americano

Resenhas para Antologia pan-americana (1)

ver mais
A verdade é que conhecemos pouco, quase nada, do nosso continente. Principalmente se englobarmos a América Central e o Caribe. O que conhecemos sobre aqueles países? Um pouco sobre Cuba e Jamaica, no máximo, e, ainda assim, com muitos estereótipos. Não é todo mundo que se sabe que na América há quem fale holandês e francês, por exemplo. Essa antologia tem o mérito de trazer escritos vindos desses lugares que a gente mal conhece. Há textos de Curaçao, do Suriname, da Guiana Francesa... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.6 / 18
5
ranking 28
28%
4
ranking 17
17%
3
ranking 50
50%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Pedro
cadastrou em:
17/12/2010 06:24:00
Jenifer
editou em:
06/04/2022 21:44:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR