Em Aritmética da Emília, Monteiro Lobato aborda de maneira leve e lúdica temas que podem parecer intimidadores. Para ensinar matemática, Visconde de Sabugosa decidiu organizar um circo e convocou os artistas da aritmética. Mas desta vez, ao invés de viajarem com o poder da imaginação até outro país, são os moradores de lá que virão até o Sítio do Picapau Amarelo.
Algarismos, unidades, tabuadas e frações: a cada reinação, um aprendizado diferente. Com o espetáculo armado pelo sábio Visconde, todos irão aprender os princípios, regras e operações da aritmética enquanto se divertem. Munidos de giz e gravetos de madeira, servirão de quadro os troncos das laranjeiras, o chão de areia e até mesmo as costas do gigantesco rinoceronte Quindim.
Com operações ilustradas e exemplificadas passo a passo pelo Sabugo de Milho e com a ajuda de Dona Regra, Problema e Dona Solução, o leitor aprenderá junto com a turma do Sítio tudo sobre o mundo mágico dessa intimidadora, porém indispensável ciência que é a matemática.
Infantil / Infantojuvenil / Literatura Brasileira