As mulheres em Úrsula

As mulheres em Úrsula Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


As mulheres em Úrsula


Uma análise histórica de gênero do romance de Maria Firmina dos Reis




Durante o século XIX, mas não exclusivamente apenas nesse período, as mulheres eram vistas como inferiores ao homem, tanto física, quando intelectualmente. Em virtude dessa visão de mundo, a educação e a instrução que se dedicaram a elas, privilegiaram as prendas domésticas, a busca de um bom casamento e a maternidade como um ideal. Essa mentalidade assentava-se em uma representação social que percebia as mulheres “ideais” como boas esposas e mães, por meio de uma ideia de naturalidade dessas características.
A Literatura, como Arte filha de seu tempo, se inspirou nessas representações sociais, em maior ou menor grau, dependendo do lugar que o autor ocupa, para criar seus enredos, seus romances. Maria Firmina dos Reis, autora maranhense, que, partindo de seu lugar social e da forma como recebeu e interpretou as representações sociais de gênero de seu período, escreveu o romance que analisamos nesta pesquisa, Úrsula.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
As mulheres em Úrsula

Similares

(4) ver mais
Úrsula
Apartheid
AS MINAS DE PRATA - I
Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Mel
cadastrou em:
28/10/2015 23:06:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR