Já na Grécia antiga há registros de uma medicina tradicional baseada na estreita relação existente entre o corpo humano, os astros, as ervas e as estações do ano. Formalizada como parte da ciência médica nos escritos de Hermes Trimegisto, a astrologia ganha espaço nesse livro como um elo entre os aspectos que promovem a saúde ou o mal-estar do homem e os mecanismos de diagnóstico e cura da medicina.
A psicóloga Ana Bandeira de Carvalho, que estuda a astrologia desde 1984, reuniu em As plantas e os planetas informações sobre os doze signos zodiacais, suas particularidades, vantagens e pontos de vulnerabilidade físicos e emocionais, associando tais informações à terapia com base em ervas medicinais, sob a orientação de Alexandros Spyros Botsaris – médico especialista em fitoterapia e medicina oriental, autor de As fórmulas mágicas das plantas e Os segredos orientais da saúde e do rejuvenescimento, ambos publicados pela Nova Era.
O livro indica que signos estão mais ou menos propensos a determinadas doenças e informa quais ervas e procedimentos terapêuticos devem ser adotados. Relata ainda alguns casos clínicos e como a associação entre medicina e astrologia ajuda a compreendê-los e apontar a cura mais facilmente.
Esoterismo