Asas da Loucura

Asas da Loucura Paul Hoffman


Compartilhe


Asas da Loucura


A Extraordinária Vida de Santos Dumont




Alberto Santos Dumont foi imortalizado no imaginário brasileiro, tendo sido homenageado em poemas, canções, estátuas, bustos, pinturas, biografias e comemorações em sua memória. A fama e o carisma o tornaram, durante um determinado período, o homem mais célebre do mundo. Apesar disso, Santos Dumont foi também um homem tímido e calado, um gênio atormentado pelo peso de sua criação, o que culminou em seu trágico fim. Asas da loucura traz as glórias e as sombras de sua história.

Santos Dumont tinha 18 anos quando chegou a Paris, na virada do século XX. O brasileiro, nascido em Minas Gerais e criado nas fazendas de café da família, era apaixonado por dirigíveis e balões, que conhecera nos romances de Júlio Verne, e pelos avanços tecnológicos que encontrou na cidade francesa. Ele desenvolveu e construiu aeronaves motivado pelo sonho de um dia cada indivíduo ter seu próprio avião, como já acontecia com os automóveis, o que aproximaria as pessoas e reduziria as distâncias. Ao vencer uma competição para construir o primeiro avião, a imprensa francesa celebrou Santos Dumont como um “conquistador do ar”. A história mundial, no entanto, acabaria consagrando os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright como os pioneiros na aviação ― ainda que seus objetivos tenham sido muito menos nobres que o idealismo do brasileiro.

Com sua fé no futuro da tecnologia, Santos Dumont não previu o poder destrutivo de suas máquinas e testemunhou com grande desgosto a capacidade de destruição dos aviões durante a Primeira Guerra Mundial. A consagração dos irmãos Wright foi outro motivo de contrariedade. Os distúrbios psicológicos e as circunstâncias de sua morte precoce são revelados integralmente neste livro.

No aniversário de 150 anos do nascimento de Santos Dumont, a Editora Record traz de volta Asas da loucura, a biografia deste extraordinário pioneiro, personagem brilhante na história da aviação. Com uma narrativa arrebatadora, o premiado jornalista americano Paul Hoffman conta a memorável vida do aviador brasileiro, que contribuiu de forma decisiva para a modernidade e simbolizou o espírito torturado do século XX.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (3)

ver mais
Asas da Loucura
Asas da Loucura
Asas da Loucura

Similares

(23) ver mais
Santos Dumont Voar é para Todos
As Lutas, as Glórias e o Martírio de Santos Dumont
Bartolomeu Lourenco de Gusmao
Os balões de Santos-Dumont

Resenhas para Asas da Loucura (49)

ver mais
on 8/4/20


Foi com certa expectativa que eu peguei essa biografia de Santos Dumont - publicada no século XXI, coisa mais rara ainda. É claro, a possibilidade de ler sobre a vida do Pai da Aviação pela perspectiva de um estadunidense criou um certo receio... mas me surpreendi. Paul Hoffman parece ter genuína admiração pelo personagem brazuca e foca especialmente em suas realizações no incipiente campo da aeronáutica. Há, obviamente, observações sobre suas excentricidades - perniciosas ou não - ... leia mais

Vídeos Asas da Loucura (1)

ver mais
Asas da Loucura, Paul Hoffman

Asas da Loucura, Paul Hoffman


Estatísticas

Desejam64
Trocam5
Avaliações 4.0 / 258
5
ranking 37
37%
4
ranking 42
42%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

52%

48%

Ivan de Melo
cadastrou em:
20/11/2023 11:26:29
Ivan de Melo
editou em:
20/11/2023 11:26:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR