Autismo infantil

Autismo infantil Pierre Ferrari


Compartilhe


Autismo infantil


O que é e como tratar




O termo autismo foi empregado pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler, para descrever a fuga da realidade e o retraimento para o mundo interior em pacientes adultos acometidos de esquizofrenia. Somente em 1943, o psiquiatra Leo Kanner descreveu com maior precisão o autismo infantil. A partir da década de 1970, os meios científicos manifestaram um crescente interesse pelo assunto, o que possibilitou o desenvolvimento de pesquisas nos âmbitos neurobiológico, cognitivo e psicanalítico.


O autismo, hoje, não é considerado um estado mental fixo, irreversível e imutável, mas o resultado de um processo que pode, ao menos em parte, ser modificado por meio de intervenções terapêuticas.


A obra apresenta um amplo panorama desse complexo distúrbio da personalidade: a evolução e as diversas correntes de estudos, os métodos de avaliação e diagnóstico, e as formas de tratamento, que aliam medidas educativas, pedagógicas e terapêuticas. Revela a importante contribuição advinda do comportamento dos responsáveis pelos cuidados das crianças, além de abordar a questão do autismo na adolescência e na vida adulta. E enfatiza o reconhecimento do autista como sujeito, assegurando-lhe o acesso a meios que permitam uma autêntica comunicação e convivência com as outras pessoas."
Em Autismo infantil - O que é como tratar, lançamento de Paulinas, Pierre Ferrari, professor de Psiquiatria para a infância e a adolescência da Universidade de Paris, apresenta um amplo panorama desse complexo distúrbio da personalidade: a evolução e as diversas correntes de estudos; os métodos de avaliação e diagnóstico; fala da importância do diagnóstico precoce por profissional especializado que permite a aplicação de medidas educativas, pedagógicas e terapêuticas que condicionarão a qualidade da evolução da criança e o adequado acompanhamento familiar.

A obra oferece grandes contribuições acerca do comportamento dos responsáveis pelos cuidados das crianças e aborda a questão do autismo na adolescência e na vida adulta. O autor enfatiza a importância do reconhecimento do autista como sujeito, que merece a dignidade de ser reconhecido em suas diferenças e de ter assegurados os meios que permitam uma autêntica comunicação e convivência com as outras pessoas.

Edições (1)

ver mais
Autismo infantil

Similares

(1) ver mais
Aprendendo a cair

Resenhas para Autismo infantil (2)

ver mais
Esclarecedor
on 26/7/23


O autismo é uma área complexa, e muitos livros têm sido escritos sobre o assunto, oferecendo perspectivas diferentes para pais, cuidadores, educadores e profissionais da saúde. Neste livro o autor traz um visão científica e didática sobre a temática, esclarecendo dúvidas dos pais , educadores e especilialistas na área. ... leia mais

Vídeos Autismo infantil (1)

ver mais
Autismo Infantil - O que é e como tratar / Pierre Ferrari

Autismo Infantil - O que é e como tratar / Pi


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 8
5
ranking 38
38%
4
ranking 50
50%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Senna
cadastrou em:
06/03/2013 22:34:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR