Geraldine Brooks é uma escritora e jornalista que cresceu nos subúrbios ocidentais de Sydney. Ela frequentou o Bethlehem College , uma escola secundária para meninas, e a Universidade de Sydney . Após a formatura, foi repórter no The Sydney Morning Herald e, depois de ganhar uma bolsa de estudos mudou-se para os Estados Unidos, completando o mestrado na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York, em 1983. No ano seguinte casou-se com o jornalista americano Tony Horwitz e se converteu ao judaísmo.
Seu primeiro romance, Year of Wonders (Ano de Maravilhas), publicado em 2001, tornou-se um best-seller internacional. Ambientada em 1666, a história mostra a batalha de uma jovem para salvar os aldeões e sua própria alma quando a peste bubônica repentinamente atinge sua pequena vila de Eyb, em Derbyshire.
Ela recebeu o Prêmio Pulitzer de ficção em 2006 por seu romance March, inspirado por seu gosto por Little Women, de Louisa May Alcott , que sua mãe lhe dera. Ela pesquisou o cenário histórico da Guerra Civil de Little Women e decidiu criar uma crônica do serviço na guerra para o "pai ausente" das meninas.