María del Socorro Tellado López (25 de Abril de 1927 - 11 de Abril de 2009), mais conhecida como Corín Tellado, foi a mais prolífica escritora espanhola. Ela é a maior autora espanhola de todos os tempos, escrevendo milhares de Romances Românticos, Romances Eróticos e Fotonovelas. Suas obras se tornaram Best-Sellers em vários países de língua espanhola. Insaciável e incansável como poucas, Corín Tellado digitava 40 páginas por dia em sua máquina de escrever (usando outra máquina de datilografar a cada dois anos) e, ao longo de sua longa vida profissional como autora, escreveu mais de 4.000 (QUATRO MIL) livros, cada qual com títulos diferentes, e vendeu mais de 400.000.000 (QUATROCENTOS MILHÕES) DE CÓPIAS, o que fez com que ela entrasse para o "Guiness Book" (o "LIVRO DOS RECORDES") em 1994.
A popular escritora nasceu na localidade de Viavélez, nas Astúrias, Espanha, em 25 de Abril de 1927, e morreu em 11 de Abril de 2009, provavelmente de ataque cerebral ou ataque cardíaco, quando estava a levantar-se, segundo as primeiras indicações.
No dia da morte da mãe, uma de suas filhas disse que, nos últimos meses, a mãe se encontrava "bastante esgotada", pelo que tinha sido submetia a um exame neurológico.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO),Corín Tellado era a escritora mais lida em espanhol depois do celebrado autor de "Dom Quixote", Miguel de Cervantes.
Muitos dos seus títulos foram publicados em Portugal, nomeadamente pela Agência Portuguesa de Revistas, extinta em 1987, que os tornou conhecidos tanto em pequeno formato como no de Fotonovela.
Sua fortuna era de € 600.000.000,00 (SEISCENTOS MILHÕES) de EUROS.
Os seus relatos, de forte carga sentimental com sugestões de erotismo, são considerados precursores das atuais telenovelas.
Embora fosse muito popular entre as leitoras, a sua "literatura cor de rosa" era criticada como gênero literário menor.
A essas críticas, ela respondia, francamente, que escrevia "para entreter o leitor" e que não tinha de se envergonhar por isso.
Entre as suas Novelas mais representativas figuram títulos como "O Teu Passado Condena-me", "Consola-te Comigo", "O Ídolo", "Não Me Culpes A Mim", "Esqueceste-me No Outro Dia", "Bendito Engano", "Não Esquecerei A Tua Traição", "Confundi A Tua Covardia", "Não Te Enganes A Ti Mesma" e "Meu Querido Fanfarrão".
Apesar do seu delicado estado de saúde, que desde 1995 a obrigava a submeter-se a três sessões de diálise por semana, Corín Tellado continuou a publicar livros até o final de sua vida, embora já não conseguisse mais datilografar com as próprias mãos e tivesse passado a ditar suas palavras para outra pessoa, que as escrevia por ela.
A prolífica autora terminou em uma Quarta-Feira (antes da sua morte) o seu último título, por encomenda da revista "Variedades", com a qual colaborava há muitos anos.
/////
—
Em 27 de Maio de 2021, a Planeta anunciou que fechou um acordo com a Telemundo Global Studios para ceder (vender) os direitos exclusivos da coleção completa da autora Corín Tellado, com mais de 4.000 títulos.
Dessa forma, a Telemundo Global Studios poderá produzir adaptações contemporâneas das histórias atemporais da maior e mais prolífica autora espanhola de todos os tempos, Corín Tellado, em vários formatos, incluindo singles e séries curtas e longas para televisão e plataformas digitais.
Da mesma forma, o convênio prevê assessoria na adaptação das obras pela Stories, área de conteúdo transmídia da Planeta.
"A obra de Corín Tellado foi significativamente incorporada ao Grupo em 2017, ano em que foi criada a editora Ediciones Corín Tellado para destacar seus Romances. Com este acordo, queremos reivindicar a figura de uma de nossas autoras mais queridas globalmente, uma mulher que contribuiu como poucas para formar leitores vorazes por várias gerações", declarou Joaquín Álvarez de Toledo, Diretor Geral de Stories, área de conteúdo 'transmídia' da Planeta.
"Como produtora número um de conteúdo de ficção em língua espanhola nos Estados Unidos, a Telemundo Global Studios compra os direitos de toda a biblioteca de histórias duradouras e universais de Corín Tellado por meio deste acordo, um sonho tornado realidade."
Como disse Vargas Llosa, "Corín Tellado foi uma professora da essência da literatura, que é contar histórias.
"Ela deu a seus leitores aquela dose de fantasia e irracionalidade sem a qual não podemos viver", disse Marcos Santana, presidente da Telemundo Global Studios. "Desenvolvemos um projeto distinto para as obras de Tellado e criaremos séries impactantes para vários formatos e plataformas. Hoje, mais do que nunca, o público de língua espanhola anseia por ver grandes histórias de amor, e não há estúdio melhor equipado para dar vida a isso... essas histórias de uma maneira moderna e culturalmente relevante para os espectadores latinos aproveitarem."
ENTREVISTAS:
https://www.youtube.com/watch?v=wdOI1nmwaIQ
https://www.youtube.com/watch?v=dAsKwF6GTp0
https://www.youtube.com/watch?v=9MxCNAceDe0