Flávio Izhaki nasceu no Rio de Janeiro em 1979 e é autor de dois romances, De cabeça baixa (Guarda-chuva, 2008 )e Amanhã não tem ninguém (Rocco, 2013), o último eleito pelos jornais O Globo e Estado de S.Paulo como um dos melhores romances brasileiros do ano. Como contista, o autor já participou de oito antologias, entre elas Prosas Cariocas (Casa da Palavra, 2004), Primos – histórias da herança árabe e judaica (Record, 2010) e Wir sind bereit (Lettrétage, 2013), a última delas lançada em alemão por ocasião da Feira de Frankfurt em 2013.
Sobre Amanhã não tem ninguém:
“A maturidade literária faz de Flávio Izhaki muito mais do que uma jovem promessa da prosa brasileira. Coloca-o na trilha dos escritores nos quais precisamos prestar atenção.”
Jornal O Globo
“Amanhã não tem ninguém demonstra um amadurecimento extraordinário. No texto, as pontas do labirinto se atam com maestria, num dos mais impactantes romances brasileiros deste ano.”
Jornal O Estado de S. Paulo
Sobre De cabeça baixa:
“De cabeça baixa, primeiro romance de Flávio Izhaki, mostra tal amadurecimento de linguagem que é facilmente entendível que o autor esteja sendo considerado uma promessa entre os jovens autores brasileiros.”
O Globo
“A narrativa é construída com frases simples, o que pode confundir despojamento com banalidade. Aí está refletido o esforço do romancista no sentido de captar o que resta das relações sociais, da própria vida das pessoas, que no final das contas acaba se resumindo a alguns detalhes só percebidos através da palavra escrita, que pára o tempo e impõe a reflexão.”
Estado de S. Paulo
“Nas arapucas intraliterárias, que falam da impossibilidade de não discutir literatura ao fazer literatura, o leitor encontra o sabor amargo do abandono, da desistência, da tristeza em meio a um mundo que nos obriga à felicidade. De cabeça baixa é uma pena que anota, às margens das páginas comuns do cotidiano, a difícil experiência da escritura hoje.”
Correio Braziliense
“O carioca Flávio Izhaki estréia com romance bem escrito sobre as agruras de um autor fracassado.”
Valor Econômico
Obras:
Romances
De cabeça baixa, 2008, Guarda-chuva
Amanhã não tem ninguém (200 pags), 2013, Rocco
Tentativas de Capturar o ar (224 págs.) - 2016, Rocco