Uma figura notável de missionário estrangeiro entre nós foi o inglês Dionísio (Denis George) Pape, escritor, professor de vários seminários teológicos, expositor bíblico e pioneiro na implantação da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABU) entre os estudantes universitários e pré-universitários no Norte e Nordeste. Durante quatro anos (1966-70) ele foi o meu (Robinson Cavalcanti) discipulador, investindo na minha formação, como fez com outros líderes da nossa geração.
Dionísio era uma pessoa emocionalmente equilibrada e intelectualmente profunda, por trás de uma grande simplicidade e uma busca de mergulhar em nossa cultura. Avesso ao extremismo fundamentalista e, como europeu, escaldado do veneno do liberalismo, era um evangélico (“evangelical”) convicto e militante.
Era pastor batista, conhecedor das terras brasileiras e profundo amante do povo brasileiro. Havendo voltado ao Canadá, em gozo de férias, aguardava do Senhor a indicação do novo campo, quando chegou em suas mãos o convite da ABUB para se tronar assessor do movimento. Dionísio foi designado como responsável pela obra estudantil no Nordeste. Ele fez da cidade do Recife o seu “QG”para toda a região do Nordeste, e ainda pastoreava uma igreja de fala inglesa.