Heino Willy Kude nasceu em Porto Alegre em 1930. Passou parte de sua infância e juventude na Alemanha. Formou-se engenheiro em 1956, passando depois a trabalhar na Rede Ferroviária Federal S.A., onde foi calculista de pontes e edificações, fiscalizando também a construção das mesmas.
Praticou o esporte do remo, sendo campeão e amador laureado da Federação de Remo do Rio Grande do Sul. Como veterano, chegou duas vezes a ser vice-campeão mundial, muitas vezes campeão do Rio Grande do Sul e do Brasil. No esporte do ergômetro de remo, chegou no concurso mundial da firma Concept II - norte-americana - a ser sete vezes campeão entre os homens de mais de setenta anos de idade, sendo recordista em duas oportunidades. Desempenhou diversos cargos honoríficos, como presidente de clube de serviços, clubes esportivos, entidades religiosas e de cunho social.
Na política, filiou-se em 1960 no Movimento Trabalhista Renovador, para, depois de terem sido extintos os partidos tradicionais na época da ditadura, passar a ser membro do Movimento Democrático Brasileiro de oposição. Integrou o diretório municipal de Porto Alegre nesse partido, tendo sido candidato a vereador em 1968 e 1972, sendo derrotado nas duas oportunidades. Escreve desde os treze anos de idade, tendo publicado quinze livros (ensaios, dramas e romances), além de contribuições em antologias e jornais literários.
É membro da Academia Rio-Grandense de Letras desde 2007.