Romancista, ensaísta e dramaturgo israelense aclamado internacionalmente. Seus trabalhos foram publicados em tradução em 28 países, e muitos foram adaptados para cinema, televisão, teatro e ópera. Ele ganhou o National Jewish Book Award e o Koret Jewish Book Award nos EUA, e o Israel Prize for literature.
Descrito pelo The New York Times como "uma espécie de faulkner israelense", Yehoshua tornou-se uma figura notável na geração "new wave" de escritores israelenses que têm um dom especial para capturar o humor do Israel contemporâneo. Em um estilo que tem sido chamado de "anti-fluxo de consciência", seu trabalho destaca questões de identidade nacional e anti-semitismo, descobrindo os instintos animais que ameaçam a fachada das pessoas civilizadas e examinando seu isolamento uns dos outros, sua comunidade e eles próprios .
Em ambos, LOVER (1976) e A LATE DIVORCE (1982), ele explora o confronto entre a filosofia de sua geração e a ideologia dos fundadores sionistas. Seu romance mais célebre, MR MANI (1989), é um complexo olhar multi-geracional sobre a identidade judaica e Israel através de cinco conversas que retrocedem no tempo para cobrir mais de 200 anos de vida judaica em Jerusalém e ao redor da bacia do Mediterrâneo. FRIENDLY FIRE (2007) explora a natureza das relações familiares disfuncionais em um drama que aqui se move para frente e para trás entre Israel e a Tanzânia.