Gabor Maté (nascido em 6 de janeiro de 1944) é um médico canadense nascido na Hungria. Ele tem experiência em prática familiar e um interesse especial no desenvolvimento infantil e trauma, e em seus impactos potenciais ao longo da vida na saúde física e mental, incluindo doenças autoimunes, câncer, TDAH, vícios e uma ampla gama de outras condições.
Agora aposentado da prática clínica, ele viaja e fala extensivamente sobre esses e outros tópicos relacionados, tanto na América do Norte quanto no exterior. Seus livros foram publicados internacionalmente em mais de 25 idiomas. A abordagem de Maté sobre o vício se concentra no trauma que seus pacientes sofreram e busca resolver isso em sua recuperação, com atenção especial às populações indígenas ao redor do mundo. Em seu livro In the Realm of Hungry Ghosts: Close Encounters with Addiction, Maté discute os tipos de trauma sofridos pelos viciados e como isso afeta sua tomada de decisão na vida adulta.
Ele também é amplamente conhecido por sua perspectiva sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e sua crença firmemente na conexão entre a saúde da mente e do corpo. Ele é autor de quatro livros que exploram tópicos como TDAH, estresse, psicologia do desenvolvimento e vício. Ele é colunista regular do Vancouver Sun e do The Globe and Mail.