Marcelo Cezar Rodrigues nasceu no bairro do Ipiranga, na capital paulista, em 1967 e faz parte de uma família católica. O Espiritismo entrou em sua vida quando um de seus irmãos desencarnou ainda bebê. Sua mãe, inconformada com a perda do filho, passou a encontrar nos livros espíritas as respostas às muitas de suas dúvidas acerca da continuidade da vida após a morte.
Certa noite, Marcelo começou a ver e conversar com espíritos. Foi levado a um Centro Espírita. Lá chegando, Dona Hilda, que dirige o Centro até hoje, foi taxativa quando bateu os olhos no garoto: “Esse menino tem mediunidade! Precisa começar a estudar já!”. Foi dessa maneira que o menino começou seu aprendizado espiritual, em 1979, sob as orientações de Aldo e Zibia Gasparetto, o casal que fundara o “Centro de Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros”.
Por meio da literatura produzida por Allan Kardec foi que Marcelo iniciou seus estudos dentro da Doutrina Espírita. No entanto, foi o estudo em muitos dos livros do espírito André Luiz, psicografados pelo médium Chico Xavier que Marcelo Cezar aprendeu ser necessário estar com a mente aberta para compreender e aceitar outras verdades, porquanto para si a vida astral é muito rica e complexa.
Fez cursos sobre o poder da mente e neurolingüistica nos Estados Unidos da América. Estudou Metafísica com Louise Hay e Luiz Antonio Gasparetto; acompanhou este em viagens pelo mundo, assistindo às suas palestras e observando de perto suas pinturas mediúnicas, fator decisivo para que pudesse aceitar e nunca mais ter dúvidas de que os amigos espirituais estariam sempre ao nosso lado.
Depois de anos trabalhando como executivo, passou a se dedicar somente à escrita. Além de escrever romances, é autor-roteirista, consultor editorial, produtor cultural e tradutor.
Os seus admiradores afirmam que Marcelo Cezar procura levar às pessoas, sempre assessorado pelos queridos amigos espirituais, seja por meio de romances, peças ou seriados, histórias em que a espiritualidade é mostrada de maneira natural, enfatizando em cada um de nós os verdadeiros valores do espírito, a fim de podermos viver melhor conosco e com as pessoas ao nosso redor.