Raquel Pagno nasceu em Lages, SC, em 1982. Escreve desde a infância, é graduada em Administração de Empresas e trabalha atualmente como projetista e cartógrafa.
Publicou no livro Contos de Grandes Autores Brasileiros, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, e em dezenas de antologias literárias. Participou do Audiobook Vampiros de Alma, pela Radio Digital Rio e da coletânea Sede Vampírica, com participação especial de Paulo Coelho e Stephen King.
Durante dois anos, publicou no blog As Leituras da Mila, postando semanalmente contos e capítulos de livros na coluna intitulada "No Meu Mundo...".
Venceu o 8º concurso literário de Suzano, edição Cora Coralina, na categoria “Contos” no ano de 2012 e ganhou o Prêmio Literário Cláudio de Souza, na categoria Melhores Contistas.
Em 2013 recebeu o Prêmio Luso-Brasileiro na categoria Melhores Contistas e o 2º lugar no I Festival de Contos do Rio de Janeiro.
Recebeu o Prêmio Diamonds of Art and Education conferido pela Fundação Abrasa, o Prêmio Latino Americano de Excelência Artística, o troféu de Excelência Cultural, em comemoração aos 70 anos da ABD (Associação Brasileira de Desenho e Artes Plásticas).
Em 2014, foi agraciada com o Prêmio Interarte com a obra Seablue, na categoria Melhores Romances.
Em 2015, recebeu o Prêmio Clarice Lispector de literatura, na categoria Melhores Romancistas.
Em 2019 recebeu o troféu Natividade, a "barriguda" na 54ª edição do FEMUP.
Associada à LITERARTE (Associação Internacional de Escritores e Artistas), é membro correspondente da ALAF (Academia de Letras e Artes de Fortaleza), da ALG (Academia de Letras de Goiás), da ACLA (Academia de Letras, Artes e Ciências de Vitória), Do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa (Lisboa/Portugal), da ALAV (Academia de Letras e Artes de Valparaíso/Chile) e embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture (Paris/França).
Em Portugal, publicou os romances Rubi de Sangue (2011), pela editora Òmega, posteriormente traduzido para o inglês e publicado nos Estados Unidos sob o título Legacy os Blood (2014), pela America Books, Seablue (2012), editora Corpos e Herdeiro da Névoa (2013), pela Chiado Editora, seu primeiro livro a ser comercializado no Brasil, onde também publicou o livro Legado de Sangue (2013), a segunda edição de Seablue (2014), Senhores dos Sonhos, pela Editora Buriti (2015), O Voo da Fênix e 2020 - A Revelação (2016), pela editora Tribo das Letras, O Autor (2017), pela editora Fonzie, além de Ahmed Mir - O Príncipe do Egito, publicado na plataforma Wattpad com mais de 100k leituras, mantendo-se no ranking dos mais lidos desde 2016.
Seus livros foram traduzidos em diversos idiomas, inclusive espanhol, italiano e inglês.