Jorge Angel Livraga Rizzi nasceu em Buenos Aires (Argentina) em 03 de setembro de 1930. Faleceu em Madrid, em 07 de outubro de 1991. Tanto sua mãe, Victoria Rizzi, quanto seu pai, Angel Livraga, engenheiro industrial, procediam da Itália, de onde suas respectivas famílias, de origem campesina, emigraram à Argentina em finais do século XIX. Esta vinculação familiar permitiu-lhe adquirir a nacionalidade italiana.
Desde sua criação, há 55 anos, em 1957, a Associação Cultural Nova Acrópole preocupou-se com os jovens e com uma melhor formação filosófica, que deveria estar adaptada à época atual, tudo isso em um quadro independente e alheio a qualquer influência religiosa, política ou social.
O professor Jorge Angel Livraga Rizzi, iniciador do projeto, agrupou jovens universitários e estudantes, aos quais prontamente se uniram personalidades do mundo artístico e cultural, em torno de uma idéia e de um movimento enriquecedor do espírito e promissor para todos.
Nova Acrópole é reconhecida como uma Fundação de utilidade pública na Argentina desde começos da década de 1970 graças às suas ações sociais e culturais. Neste período, adquiriu dimensão internacional.
Hoje, está presente em mais de quarenta países e reúne mais de 10.000 membros ativos e centenas de milhares de simpatizantes, que se expressam em mais de quinze idiomas e representam uma ampla gama de convicções religiosas, origens étnicas e heranças culturais em um esplendoroso exemplo de convivência e compreensão.