Jones Manoel da Silva (Recife, 9 de janeiro de 1990) é um pensador, historiador, youtuber, professor de história, comunicador, escritor, militante comunista marxista-leninista e político brasileiro, conhecido pelo seu canal no YouTube denominado Jones Manoel. É graduado em licenciatura em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Serviço Social pela mesma universidade.
Nascido e criado na Favela da Borborema, em Recife, ganhou fama na internet ao falar sobre marxismo e educação popular. Aos 14 anos, trabalhava a vender jornais no semáforo da sua cidade. Em 2011, com 21 anos, começou a cursar história na UFPE, e iniciou, em simultâneo, a sua militância no PCB. Já escreveu para a Revista Opera, Blog da Boitempo, Jornal "O Poder Popular", do PCB, assim como o seu sítio, para o Lavrapalavra, e participa no podcast Revolushow.Estreou a sua coluna em vídeo no canal do CartaCapital a 5 de agosto de 2020, onde pretende construir uma "espécie de glossário com temas fundamentais do debate político". Entende que "um dos grandes problemas do Brasil hoje é o baixo nível do debate político" e sugere como atuação a "pedagogia política".
No dia 12 de dezembro de 2021, anunciou a sua pré-candidatura como governador do Estado de Pernambuco pelo PCB, ficando 6º lugar na disputa com 33.931 votos. Em 2023, durante uma crise do partido, foi expulso do Comitê Central e logo após alguns dias do PCB em si.