Bertha Koifmann Becker nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 07 de novembro de 1930 e dedicou boa parte de sua vida intelectual e científica aos estudos sobre a Amazônia. Seus estudos empíricos e teóricos fazem uma síntese das mudanças provocadas pelas tranformações ocorridas nas dinâmicas espaciais da região amazônica. A professora e pesquisadora Bertha fez seus estudos na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (FNFi/UFRJ), e graduou-se como Bacharel e Licenciada em Geografia e História, respectivamente no ano de 1952. Ingressa como docente em 1958 na Universidade do Brasil (UFRJ) e, em 1970, defendeu a tese de doutoramento em Ciências no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Neste mesmo ano defendeu a tese de Livre-Docência no mesmo Instituto. Em 1986, realizou um Pós-Doutorado na prestigiada universidade americana - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no Department of Urban Studies and Planning. Foi aprovada como professora titular do Instituto de Geociências, em 1994 e trabalhou neste Instituto até 2000.
Aposentou-se, mas continuou suas atividades de pesquisadora e docente como professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UFRJ) até os dias atuais.
É membro titular da Academia Brasileira de Ciência, desde 06 de junho de 2006. Foi consultora ad hoc de várias instituições científicas e membro de conselho editorial de editoras nacionais e internacionais. Coordenou diversos projetos de pesquisa e participou da elaboração de políticas públicas nos Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Integração Nacional e do Meio Ambiente.