Ana Maria de Brito Almeida nasceu em Goiânia, Goiás. Desde cedo demonstrou um grande interesse pela leitura e sonhava em ser jornalista e viajar pelo mundo. Incentivada por alguns professores começou a escrever e descobriu um de seus talentos. Entrou para a Universidade Federal de Goiás onde cursou jornalismo. Fez concurso e tornou-se professora do Departamento de Comunicação Social onde lecionou durante 13 anos. Na sala de aula desenvolveu a habilidade de falar em público e conectar-se com as pessoas. Trabalhou ainda como redatora em duas editoras de sua cidade.
Ser professora tornou-se uma de suas paixões e ela fez vários cursos dentro da Universidade visando o aperfeiçoamento. Porém, aos poucos, ela percebeu que estas experiências estavam pavimentando o caminho para algo que começou a arder em seu coração.
Depois de ir a um acampamento da Palavra da Vida em Goiânia e ter uma experiência impactante com o evangelho de Jesus Cristo, algo novo começou a brotar em seu coração. Aos poucos, nasceu um grande interesse em ouvir as pessoas e compartilhar com elas aquilo que havia mudado sua vida. A semente da segunda carreira estava plantada.
Sua experiência como professora a havia preparado para falar em público e, pouco a pouco, ela foi tornando-se uma palestrante em eventos e seminários. Além disso, começou também sua trajetória como pregadora na Comunidade Evangélica de Goiânia.
O interesse em apoiar as pessoas no seu processo de crescimento a levou a estudar intensamente sobre aconselhamento e crescimento emocional. Ainda em Goiânia, criou o Núcleo de Aconselhamento Cristão onde funcionava os grupos de apoio e uma equipe dava atendimento individual na área de aconselhamento. Através deste ministério realizou durante vários anos Congressos e Seminários de Cura Interior e Crescimento Emocional em vários lugares do Brasil.
Em 1993 mudou-se para Brasília com a equipe que fundou a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, sob a direção dos bispos Robson e Lúcia Rodovalho. Ali continuou a frente do Núcleo de Aconselhamento e começou a estudar Terapia Familiar Sistêmica. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro em 1997 para implantar a Sara Nossa Terra, cursou Psicologia e deu início a sua segunda carreira.
Ana Maria é casada com Francisco Almeida, empresário e bispo coordenador da Sara Nossa Terra do Rio, região oeste e tem três filhas e dois netos. Atualmente atende como terapeuta familiar na Clínica Água viva, compartilha com seu marido a liderança da Sara Nossa Terra do Recreio, escreve e dá palestras.