José Osvaldo de Meira Penna foi um pensador, escritor e diplomata brasileiro. Expoente do liberalismo e do conservadorismo no Brasil, um dos maiores defensores da criação de cursos universitários e de centros de estudos dedicados à análise das Relações Internacionais no Brasil.
Formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, tendo ingressado na carreira diplomática em 1938, na qual permaneceu até 1981, ano de sua aposentadoria. Serviu o país em diversas localidades, tendo chefiado, ao longo de sua carreira, sete embaixadas brasileiras. Cursou também a Universidade de Columbia (Nova Iorque), o Instituto Carl Gustav Jung de Psicologia (Zurique), e a Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.
Foi secretário-geral adjunto do Ministério das Relações Exteriores para a Europa Oriental e a Ásia, e embaixador em Israel, Nigéria, Noruega, Equador, Estados Unidos, França e Polônia. Criou em 1986, com outros intelectuais de inspiração liberal, a Sociedade Tocqueville. Presidiu o Instituto Liberal de Brasília e é membro da Sociedade Mont Pélérin, conhecida mundialmente por agregar intelectuais do mais grosso calibre.
Proferiu palestras nos quatro continentes e deu aula na Universidade de Brasília, na Espanha, na Argentina, na França e nos Estados Unidos. Autor de cerca de vinte livros, Meira Penna costumou ser atuante colunista em importantes periódicos brasileiros e manteve um website na internet.