Casado com D. Olga Gordillo, foi agricultor e intelectualmente pouco instruído.
Vivia na Serra Nevada quando o Mestre Samael lá se estabeleceu em 1952.
Aceitou a Gnose através de um livro, e ingressou ao Movimento juntamente com seus irmãos Ignácio e Demetrio, e muitos moradores da região. Trabalhou com este grupo na construção do Templo Summun Supremum Sanctuarium, quando “manava sangue dos pés” obrando nas pedras. Receoso de ser enganado, buscou comprovar se Samael era um Mestre de verdade, praticando o que ele ensinava com incomum intensidade. Assim começou a ter resultados e ganhou a confiança do Mestre, que lhe entregava chaves práticas e marcava dia e hora para apresentar o resultado, que cobrava severamente. Mais tarde o Mestre Samael confiou a “Joaco” (diminutivo de Joaquin, como lhe chamava amistosamente), o labor de de Missionário Internacional. Nessa época o V. M. Rabolu saiu para uma viagem internacional de dois anos com 12 pesos (moeda colombiana) no bolso, e as roupas num saco de farinha, em alguns momentos hospedou-se em cabanas precárias, alimentando-se de bananas e leite; mas sempre pedia a seu Pai e Mãe internos ajuda e era movido pela intuição, até onde encontrava tudo que precisava, “sem exigir um centavo de ninguém” pelo trabalho missional. Em tais condições, expandiu e organizou o Movimento mundialmente. As adversidades só favoreceram em sua Iniciação, aliás foram a própria, que exige muito sacrifício pela Grande Família Humana. Trabalhou ainda liderando as Juventudes Gnósticas.
Já como coordenador, da sede central da Colômbia respondia inquietudes dos estudantes, recebendo-os para conferências e entrevistas que, transcritas, converteram-se em livros; respondia muitas cartas pessoais e institucionais; e dava ensinamentos aos Missionários internacionais que levavam aos diferentes países. Sob sua coordenação o Movimento Gnóstico se expandiu a mais de 40 paises dos cinco continentes, a exemplo do Brasil, onde cobriu grande parte do território nacional. Costumava participar da Assembléia Nacional do Movimento em seu país.
Em 1987, no Congresso Mundial da Espanha, propôs uma campanha de divulgação nos meios de comunicação, sobre as soluções da Gnose para as más conseqüências das drogas e para a obtenção da Paz mundial. Por conta disso foi destaque no jornal colombiano El Tiempo, entre outros. O Segundo Congresso Mundial foi no Brasil, em 1989, o que despertou interesse do público em geral e da imprensa, incluindo a revista Planeta, de circulação nacional, a quem o V. M. respondeu perguntas. Um Terceiro Congresso programado para a Grécia foi cancelado em função da Guerra do Golfo.
A Tarefa e esperança no Brasil Para estimular a prática entre os estudantes, nos anos 90 o V. M. propôs o desdobramento astral como uma tarefa, onde aqueles que se desdobrassem conscientemente deveriam comunicá-lo por carta. Nessa época, conforme revelou posteriormente, muitas pessoas relataram experiências vagas, mas somente no Brasil alguns realmente entregaram a tarefa. Isso deu ao Mestre a esperança de que o Brasil se convertesse numa potência Gnóstica.
Em 1999 contribuiu para dois documentários da TV porto-riquenha sobre a aproximação do “planeta vermelho”, mas depois da exibição, decepcionado com a edição final, desautorizou nova veiculação de suas contribuições.
Nessa época dizia que seu corpo físico já não correspondia às necessidades do Mestre (interno) Rabolu.
LIVROS BÁSICOS DO V. M. RABOLU (ano da edição colombiana):
As edições em português se encontram em grande parte das bibliotecas públicas do País.
1980(?)- Ciência Gnóstica 1980 - O Ponto Seguinte 1982 - Orientando O Discípulo 1985 - Mensagem de Natal 85-86 1986 - II Encontro Internacional Bogotá - Perguntas e Respostas 30/11/1986 1986 -Mensagem de Natal 86-87 1987 - I Congresso Mundial - Sevilha, Espanha 1987 - Mensagem de Natal 87-88 1988 - Mensagem de Natal 88-89 1989 - II Congresso Gnóstico Mundial - Serra Negra - SP 1991 - Entrevista na Espanha 2,3/02/91 1992 - A Nova Ordem 1993 - Síntese das Três Montanhas 1994 - A Águia Rebelde
Ensinamentos Não apresentou uma doutrina nova em relação a Gnose de Samael, apenas pôs ênfase na explicação exaustiva de como fazer corretamente as práticas. São demonstrações da Consciência Desperta do V. M. Rabolu os relatos, contidos em seus livros, de cenas da dimensão astral, ocorridas em Templos da Loja Branca; bem como descrições pormenorizadas de cada passo da Iniciação, com detalhamento tal que só poderia ser dado por quem, a exemplo de Samael, estava vivendo o Caminho. Alguns tópicos característicos de sua síntese: Mantras para desdobramento astral Técnica da Morte em Marcha Os detalhes da manifestação dos eus O Equilíbrio dos Centros da Máquina Humana A Seleção do pessoal do Movimento Hora 13 no relógio da humanidade A aproximação do Planeta Vermelho o Resgate à Ilha do Êxodo Intuição Concentração Mitomania Lei das oitavas e entropia.