Edna Ferber graduou-se na escola e estudou na Universidade de Lawrence. Inicialmente, escreveu para o jornal da escola, o Ryan Clarion, depois trabalhou no jornal Appleton Daily Crescent. Após ser demitida do Crescent, trabalhou para o Milwaukee Journal Sentinel, antes de publicar seu primeiro romance. Ela fez a cobertura da Convenção Nacional Republicana e Convenção Nacional Democrática de 1920, para a United Press Association. Chegou à exaustão em seu trabalho, e enquanto estava se recuperando de uma anemia, escreveu sua primeira história1.
Ferber foi membro do Algonquin Round Table, um grupo que se reunia para o almoço todos os dias no Hotel Algonquin, em Nova York.
Seus romances apresentam personagens femininas fortes, além de personagens secundários com rica diversidade. Usualmente, apresenta uma personagem forte, porém subjugada pelas dificuldades da discriminação, seja étnica ou por outras circunstâncias, e demonstra, através do enredo, a sua crença na grandeza do caráter das pessoas.