Durante muito tempo, cientistas focaram o lado obscuro de nossa herança biológica: nossa capacidade de agressão, crueldade, preconceito e egoísmo. Mas a seleção natural nos forneceu um pacote social de características sociais benéficas, incluindo nossa capacidade de amor, amizade, cooperação e aprendizado. Por trás de todas nossas invenções — nossas ferramentas, fazendas, máquinas, cidades, nações —, carregamos conosco propensões inatas para criar uma boa sociedade. Em Blueprint, Nicholas A. Christakis apresenta a convincente ideia de que nossos genes afetam não apenas nossos corpos e comportamentos, mas também as maneiras nas quais criamos nossas sociedades, que são surpreendentemente similares no mundo todo.
Com muitos exemplos vívidos — incluindo culturas históricas e contemporâneas variadas, comunidades formadas após naufrágios, moradores de comunas em busca da utopia, grupos online que misturam pessoas e bots de inteligência artificial e até os delicados e complexos arranjos sociais dos elefantes e dos golfinhos, que tanto se assemelham aos nossos —, Christakis mostra que, apesar de uma história humana repleta de violência, não podemos escapar de nosso blueprint social para a bondade. Em um mundo de crescente polarização política e econômica, é tentador ignorar o papel positivo de nosso passado evolutivo. Reunindo as novas descobertas em ciências sociais, biologia evolutiva, genética, neurociência e ciência das redes, Blueprint mostra como e por que a evolução nos colocou em um caminho humano — e como estamos unidos por meio de nossa humanidade comum.
Elogios a Blueprint:
"Brilhante, belo e envolvente. Uma obra magistral, certamente o melhor e mais original livro científico do ano."
— DANIEL GILBERT, AUTOR DE O QUE NOS FAZ FELIZES
"Um livro de grande sabedoria e abrangência incomum. Em um momento em que a sombria história do início do século XX repentinamente parece relevante, é um alívio recordar por que o melhor lado da natureza humana muitas vezes triunfa no final."
— ANNE APPLEBAUM, AUTORA DE GULAG: UMA HISTÓRIA DOS CAMPOS DE PRISIONEIROS SOVIÉTICOS
"Neste livro sabiamente otimista, Christakis explora o imperativo evolutivo da criação de laços tanto culturais quanto genéticos. Sua escrita é vibrante, pessoal e, muitas vezes, exuberante."
— ANDREW SOLOMON, AUTOR DE LONGE DA ÁRVORE
"Com uma ampla varredura da história e um profundo conhecimento de genética e ciências sociais, Christakis mostra como somos programados para construir e prosperar em sociedades baseadas em cooperação, aprendizado e amor."
— NEIL SHUBIN, AUTOR DE A HISTÓRIA DE QUANDO ÉRAMOS PEIXE
Biologia / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Psicologia