A desobediência civil
“As leis nunca tornaram a humanidade nem um pouco mais justa; e, para respeitá-las, até mesmo os bem-intencionados são diariamente transformados em agentes da injustiça.”
Em 1846, Thoreau passou uma noite na prisão por se recusar a pagar impostos a um governo de ideias corruptas. Depois disso, afiou sua pena e seus pensamentos para escrever este breve e pungente ensaio sobre o poder de questionar e lutar contra leis intransigentes.
UM TEXTO CÉLEBRE QUE INSPIROU GANDHI, MARTIN LUTHER KING E TOLSTÓI A VEREM A TRANSGRESSÃO COMO ATO POLÍTICO.
*Edição crítica com tradução e notas de Henrique Guerra.
Walden
“Escrevi estas páginas, ou melhor, o grosso delas, morando sozinho, no meio da mata, sem vizinhos num raio de 1,6 km, numa cabana construída com as minhas próprias mãos, à beira do Lago Walden, em Concord, Massachusetts, ganhando a vida apenas com o suor de meu próprio trabalho.”
Assim começa o relato histórico de Henry David Thoreau sobre seus dois anos e dois meses de imersão à vida simples, em busca de se desconectar dos aspectos triviais e supérfluos da civilização, para, então, encontrar-se com sua mais inerente verdade.
*Prefácio de Laura Dassow Walls, biógrafa de Thoreau, publicado originalmente na Publishers Week.
ILUSTRAÇÕES DE MARCIUS CAVALCANTI; SUPLEMENTO COM TEXTOS COMPLEMENTARES DE EDUARDO VICENTINI DE MEDEIROS, DOUTOR EM FILOSOFIA E AUTOR DA TESE DE DOUTORADO “THOREAU: MORALIDADE EM PRIMEIRA PESSOA”, PELA UFPel.
INCLUI PÔSTER, SUPLEMENTO E MARCADORES.
Literatura Estrangeira / Filosofia / Não-ficção / Política