Brasil: de Getúlio a Castello

Brasil: de Getúlio a Castello Thomas E. Skidmore


Compartilhe


Brasil: de Getúlio a Castello





Desde a primeira edição de Brasil: de Getúlio a Castello (1930-64) em inglês, em 1967, Thomas E. Skidmore é tido como um dos mais destacados especialistas americanos na história brasileira do século XX. Entre nós, o livro teve recepção igualmente calorosa, de público e crítica, com numerosas reedições, e tornou-se leitura básica para qualquer tentativa de estudo ou compreensão do período abordado. À época de sua publicação, a obra apresentava características realmente inéditas: partindo de sua tentativa inicial de compreender as forças sociais e políticas que levaram, com o golpe de 1964, ao fim do período de experimentação democrática no Brasil, Skidmore foi pioneiro em “historiar” fatos considerados então muito recentes pelos estudiosos brasileiros. Pesquisando múltiplas fontes, como dados estatísticos, artigos de jornal e arquivos governamentais, e, não menos importante, conversando com pessoas diversas no Brasil, de taxistas a intelectuais proeminentes, Skidmore logrou, antes de tudo, dar coerência a fatos esparsos, estabelecer conexões, construir, em suma, uma narrativa pioneira sobre um período que, embora tivesse sido largamente inventariado por organismos de pesquisa locais, carecia de uma “história”.
Nessa empreitada - que começa na análise da Revolução de 1930, passando pelo autoritarismo do Estado Novo e pelo período de governo democrático depois da Segunda Guerra Mundial, para ser concluída com o golpe de 1964 -, Skidmore se propõe a debater questões que até hoje despertam polêmica. De que forma fatores econômicos e sociais influenciaram o processo político durante os anos 1940 e 1950? Qual foi o resultado da volta de Vargas ao poder com apoio nas classes populares em 1950? Por que os partidos políticos foram incapazes de garantir estabilidade institucional? Era inevitável que o nacionalismo econômico e os projetos desenvolvimentistas entrassem em choque com interesses internacionais? Por que os militares tomaram o poder em 1º de abril de 1964?
Em nova tradução, que conta com caderno de fotos e cronologia, Brasil: de Getúlio a Castello (1930-64) oferece ao leitor um estudo quase enciclopédico sobre as mudanças políticas, sociais e econômicas que transformaram o país em meados do século XX e têm tanta ressonância no Brasil de hoje.

“A mais importante contribuição de autor estrangeiro para o conhecimento da problemática brasileira.” - The Economist

“Para nós é simplesmente uma vergonha que não tenha sido um brasileiro o autor desta obra.” - Octavio Dias Carneiro

“Thomas Skidmore parece saber tudo sobre o Brasil.” Wilson Martins, O Estado de S. Paulo

Geografia / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Brasil: de Getúlio a Castello

Similares

(16) ver mais
Da Monarquia à República
João Goulart
HISTORIA DA VIDA PRIVADA, V.3 - EDIÇAO DE BOLSO
Preto no branco

Resenhas para Brasil: de Getúlio a Castello (1)

ver mais
Superficial
on 19/8/20


Bom relato, mas durante o desenvolvimento não há referencias as possíveis interferências externas que podem ter influenciado no conturbado período histórico que se propôs a relatar. No final ficou a impressão de que é apenas um condensado de artigos de jornal de comentaristas de época. Não pretendo ler a continuação.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 20
20%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Lucas
cadastrou em:
28/01/2016 18:37:11
Jim
editou em:
12/04/2021 05:59:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR