Escritas entre janeiro de 1845 e junho de 1895, elas constituem um formidável acervo para o estudo do processo de pesquisa e elaboração teórica realizados por Karl Marx. Elas mostram as inquietações, as dúvidas e questões que Marx buscou desvendar após o início de seus estudos econômicos em 1844. Mostram a sua trajetória, e a contribuição de Engels, durante a elaboração e publicação das principais obras consideradas econômicas, a Contribuição à crítica da Economia Política, em 1859, e o primeiro livro de O Capital, em 1867, cujas notas, rascunhos e textos preparatórios constituem um enorme acervo, nem tudo ainda à disposição dos leitores. Elas retratam, ainda, as dificuldades e os problemas enfrentados por Engels para a reorganização, a preparação e a publicação dos manuscritos de Marx, que compõem os livros II e III.
A primeira seleção e publicação das Cartas sobre “O capital” é de 1948, posteriormente foi revista e ampliada, mas as edições existentes são antigas e difíceis de encontrar. Ao que tudo indica, a última edição francesa é de 1976, a publicação em inglês é de 1983 e a espanhola de 1974, com uma edição em Cuba de 1983.
Assim, este livro, além de ser inédito em português, recebeu um tratamento editorial novo com a adição de mais cartas, com a correção de equívocos das edições existentes e a reorganização e a inclusão de novas notas explicativas, em particular todas as referências indicando as obras mais atualizadas publicadas e disponíveis no Brasil. A inclusão das cidades de origem e destino das cartas, inexistentes na edição francesa e na cubana, permite uma visão muito mais precisa e o alcance destas cartas no tempo e no espaço.
Este livro constitui, assim, uma contribuição inestimável da Editora Expressão Popular para o estudo mais aprofundado de O Capital, desde suas intenções originais até sua conclusão com a publicação dos livros II e III, editados por Engels.
Enfim, cabe destacar a brilhante apresentação escrita por José Paulo Netto que conduz o leitor à compreensão mais ampla da obra de Marx, muito além das concepções economicistas e às vezes muito simplistas difundidas. É um texto de leitura obrigatória para todos que se interessam pelos estudos de Marx.
Economia, Finanças / Não-ficção