Quem é que nunca ouviu - ou repetiu com certeza absoluta - a seguinte explicação: a diferença entre a cerveja e o chope é que a cerveja é pasteurizada e o chope não. Mas você sabia que isso não passa de um mito? E aquele amigo que faz questão de ler o rótulo da cerveja para ver em qual cidade a bebida foi fabricada, pois a qualidade dá água altera o gosto da cerveja, certo? Errado, sem querer ser estraga prazer, avise seu amigo que a fonte da água não altera em nada o sabor de uma cerveja.
Mas desfazer mitos que há muito alimentam as conversas na mesa do bar não é a única proposta de Mauricio Beltramelli, que trocou os 20 anos dedicados à advocacia pelo delicioso mundo da cerveja. Criador do site Brejas e dono de um bar com o mesmo nome, o renomado cervejeiro faz um mergulho no universo da bebida mais popular do planeta no livro Cervejas, brejas e birras.
Uma viagem saborosa entre as garrafas desse líquido precioso, inventando sem querer pelas mulheres na longínqua Idade da Pedra. Ao mesmo tempo em que apresenta as tradições e o que existe de melhor sendo feito pelas grandes cervejarias mundiais, o autor destaca a qualidade das promissoras microcervejarias artesanais brasileiras.
E já que variedade é a palavra número um quando o assunto é cerveja, Mauricio Beltramelli conta a trajetória da bebida, explica as diferenças entre os diversos estilos, dá dicas de harmonização e sugere roteiros cervejeiros por diversas cidades do Brasil e do mundo.