O Livro de Joel tem dois objetivos: histórico e profético.
O objetivo histórico era chamar a atenção de Judá ao arrependimento como uma reação adequada aos julgamentos do Senhor com gafanhotos e estiagem, para que uma calamidade mais devastadora não viesse sobre eles. O objetivo profético era apresentar o futuro Dia do Senhor, no qual ele dominara pagão, libertara o seu povo para habitar com ele.
A praga de gafanhotos jamais vista antes foi somente uma antecipação daquele futuro Dia do Senhor. Assim Joel também traz uam mensagem urgente para a igreja hoje de que o pecado atrai o inevitável juízo dividido, enquanto o arrependimento traz bênçãos materiais e espirituais; temporais e eternas.
Sobre o Autor:
Hernandes Dias Lopes, casado com Udemilta Pimentel Lopes, pai de Thiago e Mariana. Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas, SP e Doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary de Jackson, Mississippi, Estados Unidos.
Pastor da primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, Espírito Santo, desde 1985. Conferencista e escritor, com mais de 50 livros publicados.