Como Ser Anticapitalista No Século XXI?

Como Ser Anticapitalista No Século XXI? Erik Olin Wright


Compartilhe


Como Ser Anticapitalista No Século XXI?





Wright norteia sua crítica ao capitalismo pelos conceitos de igualdade e justiça; democracia e liberdade; comunidade e solidariedade. Esses conceitos permitem a conexão entre noções abstratas em sua sociologia e sua experiência comunitária, com leitores, pesquisadores, estudantes e militantes. Não perde de vista a crítica da exploração e do poder econômico, além de destacar a destruição ambiental associada ao funcionamento do capitalismo.

Como ser anticapitalista no século XXI? é um livro com forte ênfase no ativismo e na militância, pouco afeito a academicismos e voltado para os problemas reais da construção de uma alternativa anticapitalista hoje. Nele, o anticapitalismo é possível como uma defesa moral contra as injustiças e como uma instância prática e alternativa para um maior desabrochar de talentos humanos.

Nos primeiros capítulos, Wright elabora um diagnóstico crítico do capitalismo para atender à proposta e ao título do livro; nos demais, ele apresenta propostas sobre o experimento que ele entende serem socialistas em nichos do sistema capitalista dominante. Com otimismo e clareza analítica, apresenta a viabilidade de arranjos institucionais alternativos. Baseado na compreensão híbrida dos modos de organizar a economia e a vida social, inova na conceituação e crítica da transformação social.

A edição brasileira traz um prefácio de João Alexandre Peschanski, sociólogo que trabalhou com Wright no Departamento de Sociologia da Universidade de Wisconsin-Madison. Também completa a obra um posfácio escrito pelo eminente sociólogo Michael Burawoy, grande amigo de Wright, que rememora a biografia e as valiosas contribuições do autor do livro.

Neste Como ser anticapitalista no século XXI?, um dos mais importantes pensadores das teorias sociais do mundo contemporâneo convida o leitor a transpor os caminhos pedregosos e, às vezes, proibitivos de obras desse teor, num texto fluído que surpreende por seu didatismo analítico e seu otimismo audaz.

Economia, Finanças / Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (2)

ver mais
How to Be an Anticapitalist in the 21st Century
Como Ser Anticapitalista No Século XXI?

Similares

(4) ver mais
Para uma vida não-fascista
Molecular Red
Terra arrasada
O Capital Está Morto

Resenhas para Como Ser Anticapitalista No Século XXI? (20)

ver mais
on 22/5/20


Não se trata de um livro teórico típico, pois infelizmente o autor morreu antes de conseguir concluir seu projeto de escrever a parte mais densa, com as devidas referências. Ainda assim, o livro é riquíssimo. Apesar de tratar de temas complexos, a leitura é relativamente fácil e prazerosa. Não concordo 100% com todas as colocações e visões do autor, mas acho este um livro indispensável para qualquer pessoa ou organização anti-capitalista, pois, mais do que fazer uma crítica ao capitali... leia mais

Estatísticas

Desejam85
Trocam1
Avaliações 4.0 / 167
5
ranking 35
35%
4
ranking 48
48%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

25%

75%

CrisVieira~
editou em:
30/01/2022 22:23:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR