A organização deste livro preocupa-se em apresentar de forma didática os sistemas contábeis de estatísticas econômicas oficiais – Contas Econômicas Integradas, Tabelas de Recursos e Usos, Balanço de Pagamentos, Contas Monetárias e Financeiras e o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais – e seus instrumentos de análise – Matriz de Insumo-Produto e Números Índice – que são objeto de produção pelo IBGE e pelo Banco Central do Brasil.
Esta forma de organizar o livro toma como base a atual versão do Sistema de Contas Nacionais, divulgada pelas Nações Unidas em 1993, e que é a adotada pelo IBGE para a produção das Contas Nacionais do Brasil. A concepção do novo sistema é a de integrar os diversos sistemas contábeis de representação macroeconômica da realidade, e estender sua aplicação para análises sociodemográficas.
Saber como a estatística é construída é condição fundamental para usá-la corretamente. Este livro, ao apresentar o sistema de Contas Nacionais do Brasil, objetiva treinar os alunos na leitura das estatísticas econômicas com o intuito de capacitá-los em análises e interpretações sobre a economia. Assim, como livro-texto em cursos de Contabilidade Social, o presente livro tem a meta de treinar estudantes na leitura e interpretação de estatísticas agregadas e indicadores sintéticos. Igualmente importante é o objetivo que este livro tem em servir como referência para profissionais que necessitam usar estatísticas oficiais, tais como jornalistas, estatísticos, analistas de mercado, contadores, administradores e engenheiros de produção. Pela sua abrangência e aceitação como modelo padrão para a produção de estatísticas para a tomada de decisões de impacto sobre a economia, o novo sistema de Contas Nacionais é a ferramenta mais importante para um acompanhamento sistemático da realidade econômica e social dos países.