Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) foram eruditos alemães, estudiosos de literatura, de filologia, e autores das mais célebres e clássicas histórias para crianças em todos os tempos.
Nascidos em Hanau, ambos estudaram em Marburgo e, de 1808 a 1829, trabalharam em Kassel. Os dois irmãos foram professores na Universidade de Göttingen e se destacaram em seu tempo como grandes estudiosos da língua alemã. Duas das grandes realizações dos irmãos foram a Deutsches Grammatik e o fato de terem iniciado o importante Deutsches Wörterbuch, cujos vários volumes foram finalmente completados por estudiosos em 1961.
Os dois tinham um desejo em comum: reunir toda a tradição oral alemã. Para tanto, não se basearam em informações retiradas de documentos escritos, e sim em relatos colhidos entre os camponeses. Apesar de eruditos, respeitáveis pesquisadores do idioma alemão, a celebridade mundial dos irmãos Grimm se deve ao conjunto de histórias que eles criaram, recolheram na tradição popular e fixaram em texto. O mérito destas histórias é que elas funcionam e fascinam em todas as línguas e culturas, como têm feito há quase duzentos anos. "A Bela Adormecida", "O Príncipe Sapo", "A Gata Borralheira" e "Branca de Neve" são algumas das histórias recolhidas pelos irmãos Grimm e publicadas no livro Kinder-und Hausmärchen (Contos Infantis e do Lar, 1812), que, ainda hoje, é a mais conhecida coletânea de contos populares no mundo.
Contos:
"O Príncipe Sapo"
"João Fiel"
"A Luz Azul"
"A Gata Borralheira"
"O Jovem Gigante e o Alfaiate"
"Os Corvos e o Soldado"
"Abibe"
"João e sua Esposa Maria"
"Cereja, ou a Noiva-Sapa"
"Mamãe Holle"
"A Água da Vida"
"Pedro, o Guardador de Cabras"
"Os Quatro Irmãos Sabidos"
"O Bosque dos Duendes"
"A Salada"
"O Nariz"
"Os Cinco Criados"
"Pele-de-Asno"
"O Noivo Ladrão"
"Os Três Preguiçosos"
"Os Sete Corvos"
"Rolando e Passarinho-de-Maio"
"O Camundongo, o Pássaro e a Lingüiça"
"O Zimbro"