No Centenário da morte de Simões Lopes Neto foi lançada uma Edição de Bolso com uma seleção de quatro contos do Autor -- No Manantial / Contrabandista / O Boi Velho / O Negro Bonifácio / [Glossário].
O protagonista e narrador dos "Contos Gauchescos" é Blau Nunes -- vaqueano e nômade tropeiro; um homem formado no pampa que conduz o leitor-viajante a uma odisséia através dos pagos. O "velho" Blau é gaúcho pobre e muito viajado -- interlocutor por excelência das rodas galponeiras -- conta episódios em que ele mesmo teve participação, fazendo um relato "autobiografico" do que viu em suas andanças. De permeio nestas aventuras podemos perceber o período formativo de uma sociedade rio-grandense cuja história nos é oferecida indiretamente. |...| uma obra pode ser lida de diferentes maneiras ao longo do tempo, dependendo da pergunta e do horizonte de expectativas do leitor; e da resposta veiculada pelo texto (...) novos sentidos são relacionados à obra - paulatinamente reconhecidos -, como o caráter humano da ficção, a sondagem psicológica, a localização histórica das personagens que habitam a obra, e o regionalismo resultante da vivência campeira e do conhecimento direto do mundo representado" (João Claudio Arendt). |...| As narrativas feitas por Blau misturam realidade e ficção; desfilam memórias próprias e alheias, lembranças de vivências, pessoas e lugares; paisagens e dramáticas situações, dotando essa obra de Simões Lopes Neto de uma linguagem única e distinta.
Aventura / Biografia, Autobiografia, Memórias / Contos / Crônicas / Drama / Ficção / História / Literatura Brasileira / Suspense e Mistério