Publicado pela primeira vez em 1954, 'Contos romanos' figura entre os mais significativos livros da extensa obra de Alberto Moravia. Ambientados em uma Roma que sai esgotada da Segunda Guerra, os contos são narrados quase sempre por um personagem que fala em primeira pessoa e conta uma história cheia de espertezas, expedientes e pequenos truques da luta para não sucumbir completamente à adversidade.
O realismo antes atribuído aos 'Contos romanos' parece agora limitar-se à descrição ambiental de uma Roma que, paradoxalmente, poderá lembrar a periferia contemporânea de uma grande cidade como São Paulo. Ainda segundo Loredana, "os personagens, figurinhas deformadas, quase marionetes expressionistas, vão além do que se entende por realismo".
Esta edição inclui quatro mapas da cidade de Roma, com destaque para os pontos geográficos e lugares significativos citados nos contos, o que ajudará o leitor pouco familiarizado com a geografia romana a situar-se em relação ao espaço físico das narrativas de Moravia.
Contos / Literatura Estrangeira