Este é o primeiro volume de uma série de cinco obras. Cada volume aborda um aspecto diferente das inquietações de sua autora, uma magistrada que jamais teve medo de ousar.
O conservadorismo da sociedade, que insiste em manter padrões rígidos de comportamento, é denunciado sob diversos aspectos nos temas abordados nesta seleção de artigos e palestras de Maria Berenice Dias, realizados ao longo de uma rica e vasta trajetória cultural.
Além das análises jurídicas, a autora debate questões sociais e culturais, cujas influências na atividade judicial são debatidas abertamente e, sobretudo, sem corporativismo, o que aporta à obra um especial interesse.
A necessidade de que a Justiça se afaste dos modelos que refletem estruturas conservadoras e posturas discriminatórias condiciona o estudo de cada um dos assuntos enfrentados. Nesse sentido, é bom frisar, a presente coletânea não é uma seleção de julgamentos, mas contém pronunciamentos de uma juíza que revela uma lúcida consciência da cidadania e, por isso mesmo, anseia por um Poder Judiciário mais atento à visão e ao trato das diferenças, única forma de se praticar uma Justiça mais justa.