Fundador da Linguística Moderna, Ferdinand de Saussure revolucionou os estudos da linguagem ao libertar a língua de uma mera abordagem histórica e comparativista e propor-lhe um ponto de vista estrutural.
De 1907 a 1911, período em que ministrou aulas na Universidade de Genebra, o linguista apresentou os principais fundamentos de sua teoria, reunidos posteriormente neste Curso de linguística geral, reconstruído a partir de anotações feitas por seus alunos.
Desde então, os ensinamentos de Saussure têm sido aplicados e estudados em diversas áreas, como Antropologia, Psicanálise, Filosofia, entre outras disciplinas.
Esta obra fundamental inaugurou o Estruturalismo e tratou, pela primeira vez, de Semiologia e conceitos como sincronia e diacronia, significado e significante - o que tornaria possíveis, mais tarde, os trabalhos de Roland Barthes, Jacques Derrida, Michel Foucault e Jacques Lacan.
Indispensável aos interessados e estudiosos da linguagem, comunicação, ciências humanas e sociais, esta é, definitivamente, uma das obras mais importantes da atualidade.
Didáticos / Técnico / Ensaios