O universo mágico dos Espíritos da Natureza, que nos cerca, acessível aos que desenvolvem percepções extrafísicas, sempre viveu na literatura e na tradição de todos os povos, na hipervisão dos artistas e nos registros da Tradição Esotérica.
São os reinos encantados das fadas, gnomos, sílfides e ondinas, ninfas dos bosques, elfos e duendes — os quais, longe de personagens apenas de contos de fadas, constituem os servidores dos reinos mineral, vegetal e animal, sob o camando dos grandes Devas.
É a esses mundos mágicos que Roger Feraudy nos conduz, nesta obra, pelas mãos etéricas de Cyrne, a encantadora fada que desvenda a um sábio humano os mistérios do Reino Elemental.
Ao lado dele, vítima da trama sutil de Magos Negros, o leitor descobre os fenômenos ocultos que os Mestres de Sabedoria e Magos podem produzir, no eterno embate entre a Luz e a Sombra. De rituais sombrios nos recônditos mosteiros do Tibet à criação de corpos de ilusão e elementares artificiais, do castelo da rainha das fadas a uma aldeia de duendes, esta narrativa desvenda um mundo mágico a que usualmente somos alheios. Essa riqueza de informações se oferece em uma narrativa envolvente e plena de suspense, paixão e a mais inusitada relação entre um ser humano e um elemental.