Da Mentira

Da Mentira Gabriel Liiceanu


Compartilhe


Da Mentira





Propus a mim mesmo falar da mentira, o que significa, de algo puramente humano: apenas o homem pode mentir, porque apenas o homem tem parte num “algo” que pode exprimir e que, exprimindo, pode mover-se em duas direções totalmente opostas: a verdade e o falso intencional. Este “algo” é a língua.

O fato de a língua, empregada do utilizador humano, poder dizer não apenas o que é, mas o que não é – ou seja, o fato de que uma palavra pode dizer não apenas a verdade, mas também mentir – explica por que a história do homem é, em sua essência, uma corrente de desastres. “O povo romeno [diz Cioran numa carta a seu irmão] não está no nível da língua que fala”.

Mas o próprio homem como espécie não está no nível da língua que emprega. Toda a história desta espécie é uma expressão de uma fraude lingüística.

Edições (1)

ver mais
Da Mentira

Similares

(11) ver mais
A tragicomédia acadêmica
A Mente Esquerdista
Contra a Escola
O Império Mundial da Burla

Resenhas para Da Mentira (2)

ver mais
Quase lá
on 12/4/16


Achei interessante mas muito focado na Romênia ( o que era de se esperar...). Gosto do tema e achei alguns trechos muito interessantes mas não repetiria a dose... Acaba não entregando o que promete.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.8 / 15
5
ranking 7
7%
4
ranking 67
67%
3
ranking 27
27%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

76%

24%

Evilas
cadastrou em:
28/08/2014 15:34:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR