Desconstruindo Paulo Freire

Desconstruindo Paulo Freire Thomas Giulliano


Compartilhe


Desconstruindo Paulo Freire





Sem qualquer receio de parecermos quixotescos, podemos afirmar que boa parte de nossos veículos pedagógicos, sejam eles os espaços universitários ou o mercado editorial, acabam por endossar o totalitarismo pedagógico de Paulo Freire, adotando um equivocado comportamento reducionista no campo das ideias e gregário na seleção de uma única forma de expor a pedagogia brasileira.

A reputação deste trabalho justifica-se pelo escasso material verdadeiramente analítico disponível para estudos. Dessa forma, “Desconstruindo Paulo Freire” tenta cumprir o dever de apresentar ao público leitor uma realidade desconhecida sobre o nosso atual baluarte pedagógico, fundamentando-se em uma metodologia lúcida, preocupada em abordar de modo realista a vida e a obra do atual Patrono da Educação Brasileira – sem as frequentes irracionalidades que marcam os olhares sobre o autor das concepções bancárias de educação.

Foram selecionados para este trabalho textos inéditos de pesquisadores das mais variadas áreas, ampliando o alcance investigativo do livro. Estimulado pelo desejo de qualificar o debate sobre os nossos problemas pedagógicos, sem amarras doutrinárias, escorado no desejo de pensar a nossa história à luz da verdade, evitando macular o dom da linguagem, deixamos em suas mãos a possibilidade de publicação deste trabalho necessário à adequada compreensão de nossas neblinas contemporâneas.

Educação / Ensaios / Não-ficção / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
Desconstruindo Paulo Freire

Similares

(27) ver mais
Poder Global e Religião Universal
O Imbecil Coletivo
O Que Estão Ensinando aos Nossos Filhos?
Educação: Livre e Obrigatória

Resenhas para Desconstruindo Paulo Freire (10)

ver mais
Um patrono indigno do trono
on 27/9/17


"O fato é que Paulo Freire é o patrono da educação brasileira. Ao menos, é o que diz a Lei n° 12.612 de 13 de abril de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Seria um mérito, se não fossem os baixíssimos índices educacionais do país: nos exames internacionais, como aqueles promovidos pelo Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (Programme for International Student Assessment - PISA), o Brasil tem ficado entre os últimos lugares, e não vemos, entre aqueles que fora... leia mais

Estatísticas

Desejam171
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 121
5
ranking 45
45%
4
ranking 29
29%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 7
7%

47%

53%

Helena
editou em:
28/09/2018 21:47:28