Se você está se perguntando “mais um livro sobre discipulado?” ou “por que o Dr. Mike Wells, que trata de conflitos psicológicos e lutas da alma à luz da Palavra de Deus, decidiu escrever um livro sobre discipulado?”, permita-me tentar lhe responder em algumas linhas.
Primeiro, deixe-me tranqüiliza-lo, esse não é um livro comum sobre discipulado. Não que o assunto “discipulado” seja “comum”, simples ou que já estejamos dominando a maravilhosa arte de compartilhar o Evangelho com nossos amigos e conhecidos.
Esse novo livro do Mike é diferente por causa do ministério para o qual ele e muitos de seus amigos foram chamados. O discipulado já foi comparado com muitas organizações e métodos: há irmãos que gostam da idéia de formar “soldados de Cristo”, como num exército e desenvolvem técnicas quase militares. Outros, mais esportistas, procuram treinar suas igrejas como uma grande equipe de futebol ou nado sincronizado.
O que o Mike, ao longo de todos esses anos de ministério cristão em mais de 150 países ao redor do mundo descobriu é que: precisamos reconhecer – antes de tudo - que somos caídos, fracos e incompetentes; ao chegarmos a essa conclusão, estamos próximos do ponto de podermos compreender o que o apóstolo Paulo entendeu e viveu: “O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9). A partir dessa “revelação” o cristão passa a agir na força do Espírito Santo, que é boa, perfeita e poderosa em suas realizações, e não na força da “carne” (capacidades pessoais em geral). Os resultados surgem, há grande alegria e paz, pessoas são salvas e discipuladas, e a glória é sempre do Senhor.
Em segundo lugar, esse novo livro do Mike vai lhe ajudar a compreender que o “discipulado celeste”, ou seja, aquele que vem do Senhor, tem o propósito de brindar-lhe com plena felicidade e não com mais estresse, correria, angústia e frustrações. Não, isso não é nenhuma promessa das “organizações tabajara” ou daquelas preciosas gotas ou sementes que podem curar de frieira a câncer. Quando falamos de “plena felicidade” não estamos excluindo os “problemas e dificuldades do dia-a-dia de todos nós”, mas dizendo que esse é um livro que lhe dará uma nova perspectiva sobre a importância dos “problemas” em nossa vida; não que os estejamos convidando para vir até nós, mas eles vêem de qualquer maneira. Contudo, em sua soberania, o Senhor permite que os “problemas” nos sobrevenham com basicamente um propósito, além de outros: “nos conduzir para mais próximos do amor do Pai”. Felicidade, portanto, não é ficar isento de “problemas”, mas saber que há solução para todas as angústias humanas nas consolações do Espírito, no amor poderoso (zeloso) de Deus por seus filhos!
Bem, resumindo, esse livro do Mike é para ajudá-lo a descansar e se alegrar (sob qualquer circunstância) em Deus, como seu filho e “discípulo” amado. E nós sabemos que “descansar” não tem nada a ver com “inércia ou insensibilidade”, mas com o desenvolvimento de um tipo de “confiança em Deus” que vence todo o mal estar, a depressão, a ira, o medo, a frustração, a dor, a tristeza e todas as agonias que tentam contra nossa alma. Assim, falar do amor de Deus e do seu poder aos nossos conhecidos deixará de ser uma simples tarefa ou obrigação, e passará a ser uma grande satisfação, como deve ser todo o relacionamento com Cristo, nosso Deus.