Então você quer conversar sobre raça

Então você quer conversar sobre raça Ijeoma Oluo


Compartilhe


Então você quer conversar sobre raça





Escrito por Ijeoma Oluo, Então você quer conversar sobre raça é um livro essencial para os dias de hoje. Diante dos últimos acontecimentos mundiais relacionados à supremacia branca ― da violência policial ao encarceramento em massa da população negra ―, os holofotes da mídia parecem se voltar para a questão do racismo em nossa sociedade.

Para além das grandes questões de segurança e saúde públicas, este é um tema que permeia o nosso dia a dia. Por que em sala de aula lemos, basicamente, autores homens e brancos (e, muitas vezes, homens brancos europeus)? Como dizer a um amigo que ele fez uma piada racista? Por que sua amiga se sentiu ofendida quando você pediu para tocar no cabelo dela ― e como é possível passar a agir corretamente? Como explicar o privilégio branco para seu amigo branco privilegiado? E como ajudar na luta antirracista sendo uma pessoa branca privilegiada?

Em Então você quer conversar sobre raça, Ijeoma Oluo orienta leitores de todas as raças sobre assuntos que vão desde interseccionalidade e ações afirmativas a questões que envolvem as “minorias modelo” e o lugar de fala. Mas tendo sempre em vista tornar possível o aparentemente impossível: criar um espaço para conversas honestas sobre raça e racismo, e também sobre sua presença em vários setores da sociedade e aspectos de nossa vida.

De maneira verdadeira e direta, Então você quer conversar sobre raça traz um guia para debate e apresenta uma proposta de diálogo sobre raça a partir da perspectiva de uma mulher negra. Este guia para discussão, que vem ao final do livro, traz apontamentos para estabelecer um plano de ação para pessoas de todas as raças que buscam uma autoavaliação e estão comprometidas com o progresso coletivo.

Então você quer conversar sobre raça se propõe a ser uma ferramenta que ajudará o leitor a abordar esse tema e a auxiliar a construir um mundo melhor para pessoas de raças e classes sociais distintas. Independentemente do seu nível socioeconômico, de sua formação educacional ou experiência, de sua cor de pele, esta pode ser uma ferramenta válida e extremamente útil quando se quer iniciar uma conversa sobre raça.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Então você quer conversar sobre raça

Similares

(3) ver mais
Conversas desconfortáveis com um homem negro
Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça
A cultura de luta antirracista e o movimento negro do século 21

Resenhas para Então você quer conversar sobre raça (17)

ver mais
Ser Antirracista é Ter Consciência Política
on 15/9/22


Esse livro de não ficção chegou a minhas mãos em 2021 e o li dentro de dois dias, porque além de ser de meu grande interesse ler sobre o tema em questão, ?Então Você Quer Conversar Sobre Raça?, da escritora norte-americana Ijeoma Oluo é um ótimo livro para começar a entender as dores das pessoas negras. Na primeira vez, deixou-me uma boa impressão, com algumas ressalvas. Agora, relendo-o em 2022, continuei com as boas impressões da vez anterior, e também com as mesmas ressalvas. No ger... leia mais

Vídeos Então você quer conversar sobre raça (1)

ver mais
Então você quer conversar sobre raça...

Então você quer conversar sobre raça...


Estatísticas

Desejam32
Trocam1
Avaliações 4.3 / 62
5
ranking 60
60%
4
ranking 32
32%
3
ranking 3
3%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Prisi
cadastrou em:
12/12/2020 20:24:26
Jenifer
editou em:
08/04/2022 18:48:58