Esch ou a anarquia | 1903

Esch ou a anarquia | 1903 Hermann Broch


Compartilhe


Esch ou a anarquia | 1903 (Os sonâmbulos #2)





No segundo volume da trilogia Os sonâmbulos, o protagonista August Esch se divide entre a moral religiosa, a revolução e seus muitos amores. O segundo sonâmbulo carrega o estado de espírito anárquico do começo do século XX.

Em Esch ou a anarquia, os valores são encobertos. O que para Pasenow era bastante claro – os princípios de ordem, fidelidade, sacrifício –, neste segundo romance são apenas imperativos sociais sem resposta. Segundo Milan Kundera, em seu A arte do romance, “quanto menos Esch sabe o que quer, mais furiosamente ele o quer.”

Para ele, o mundo se divide entre os reinos do Bem e do Mal num tempo em que esses valores não são mais tão facilmente identificáveis. Confuso, mas sempre seguindo adiante pelos impulsos da sexualidade, Esch cambaleia entre o dever autoimposto de salvar a inocência da desejada Ilona, lutar pelo amigo sindicalista Martin Geyring, preso durante uma greve, seguir os caminhos religiosos de Fritz Lohberg e se mudar para os Estados Unidos.

Ficção

Edições (9)

ver mais
Os sonâmbulos
Os Sonâmbulos
Pasenow o el romanticismo
Esch o la anarquía

Similares

(14) ver mais
De castelo em castelo
A Morte de Virgílio

Resenhas para Esch ou a anarquia | 1903 (12)

ver mais
on 10/1/21


Certos autores tem um impacto gigantesco em nossas vidas e não conseguimos nos livrar de suas reflexões com tanta facilidade. Posso dizer que Walter Benjamin teve esse sentido em minha vida, o que me causa um certo espanto e frequentemente me recordo de algumas de suas observações, embora, com o tempo, tenha discordado de muitas delas. Mas Benjamin foi um analista interessante porque era “contaminado” por uma teologia herdada do judaísmo, o que o fazia pensar na história como tendo um ... leia mais

Estatísticas

Desejam179
Trocam1
Avaliações 4.2 / 90
5
ranking 46
46%
4
ranking 33
33%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Mag
cadastrou em:
07/11/2011 21:04:29
Jenifer
editou em:
19/02/2022 17:03:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR