Em "Espinheiro", Ross Thomas conta a história de Benjamin Dill e sua luta para descobrir os assassinos da irmã, a investigadora Felicity. A policial teve um fim assustador. E no dia de seu aniversário, que ela compartilha com Dill, mas com dez anos de diferença. Testemunhas contam que ela acabara de destravar a porta do Honda. Ao inserir a chave na ignição, o carro se transformou em uma espessa bola de fogo.
Única irmã de Dill, Felicity e o nosso herói sempre mantiveram um estreito relacionamento. Benjamin então retorna à cidade natal, na busca obstinada pelo assassino da irmã. É o começo de uma perigosa investigação, na qual vai esbarrar em políticos corruptos e encontrar resistências de uma comunidade conservadora. Em meio a chantagens, ele ainda vai encarar um dolorosa verdade a respeito de Felicity, algo que nunca imaginara.
ESPINHEIRO é uma trama ágil, repleta de reviravoltas. Um suspense digno de um autor ao qual a prestigiada revista The New Yorker não economizou elogios: "Pouquíssimos autores conseguem se igualar ao estilo e à prosa de Ross Thomas."