Estado de Sítio

Estado de Sítio Albert Camus


Compartilhe


Estado de Sítio


L'etat de Siege




'Estado de Sítio', estreada em 1948, é uma das obras mais importantes de Albert Camus, e em todo o caso aquela que segundo ele próprio comentou, mais se lhe assemelha. O seu tema é a peste ou, melhor dizendo, o vírus totalitário e a do romance 'A Peste', publicado cerca de um ano antes.

Trata-se de uma obra inteiramente original, cuja ação decorre em Espanha e denuncia o conluio da Igreja com os grandes tiranos deste mundo. Espécie de alegoria sobre a ignomínia do franquismo, a peça, que suscitou a crítica dos bem-pensantes, põe o acento tónico na capacidade de regeneração do mundo pela revolta dos homens.

Drama / Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
Estado de sítio
Estado de Sítio
Estado de Sítio
Estado de Sítio

Similares


Resenhas para Estado de Sítio (7)

ver mais
"Tormento terrível é morrer sabendo que seremos esquecidos"
on 27/9/24


"Estado de Sítio" é uma peça teatral escrita por Albert Camus, a qual traz críticas a governos autoritários, com referências claras à Espanha franquista (a história se passa na cidade espanhola de Cádiz). Nesse sentido, quando os habitantes do município são atingidos por uma epidemia, a Peste e sua secretária, a Morte, tomam o poder e estabelecem um governo autoritário e excessivamente burocrático. Desse modo, ao decorrer da peça, os métodos dessa parceria são apresentados e a revolta... leia mais

Estatísticas

Desejam26
Trocam1
Avaliações 4.0 / 108
5
ranking 36
36%
4
ranking 35
35%
3
ranking 24
24%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

46%

54%