Este livro apresenta a genealogia da família Scheibler, mais especificamente a ascendência e a descendência de Maria Anna Appelt, mais conhecida entre os descendentes como viúva Scheibler, que emigrou em 1873 com os filhos, estabelecendo-se no interior da atual cidade de Santa Clara do Sul, e de seu marido Franz Scheibler, falecido ainda na Europa, em 1854.
Nomes são apresentados desde o século XVII, com peculiaridades da vida dos ancestrais desse casal, com informações sobre bens, cidades onde viveram, profissões, datas de nascimento, casamento e óbito, etc. Todas essas particularidades ocorridas no antigo Reino da Boêmia, que na época da imigração pertencia ao Império Austro-Húngaro, e que hoje faz parte do território da República Tcheca.
Além das informações pessoais, a obra conta um pouco da história da Boêmia, sua importância dentro do Sacro Império Romano Germânico, as guerras, a monarquia, a indústria vítrea, as personalidades.
Por que o povo boêmio veio para o Brasil no século XIX? O que instigou essas pessoas a criarem coragem para atravessar o oceano e se estabelecerem em uma terra desconhecida? Como se adaptaram? Os pormenores estão detalhados nesse livro.
História / Literatura Brasileira / Não-ficção